Na Champions do basquete, Bayern é zebra contra gregos, Barcelona e Real

FONTE;ESPN


ESTA MATERIA FOI RETIRADA DO SITE DA ESPN BRASIL! WWW.ESPN.COM.BR
No futebol, o Bayern de Munique é o dono do mundo. Campeão nacional de Liga e Copa, vencedor da Champions League, da Supercopa Europeia, do Mundial de Clubes. O melhor time do planeta.
Mas, no basquete, a equipe alemã ainda é zebra.
Quarto colocado na Bundesliga da temporada passada, o time é o grande azarão do Top 16 da Euroliga, o maior torneio interclubes europeu - na comparação futebolística, a Champions League da bola laranja.
A disputa do Top 16 da Euroliga começa nesta quinta-feira, com os alemães longe do favoritismo. Os destaques são os espanhóis Barcelona e Real Madrid, além do atual bicampeão Olympiacos, grande candidato ao título do torneio.
A presença do Bayern, na verdade, é quase uma obra do acaso. A equipe só garantiu a chance de estrear no torneio como convidada, após uma reorganização dos clubes participantes. Depois, entrou no pote 6 do sorteio da temporada regular - destinado às quatro equipes de pior retrospecto.
Para completar, os alemães ficaram na quarta colocação de sua chave, garantindo a última vaga no top 16, com quatro vitórias e seis derrotas; o time só se garantiu no top 16 na última rodada, com vitória sobre o Galatasaray e a derrota do Montespaschi Siena para o Unicaja, de Málaga.
No top 16, as equipes são divididas em dois grupos de oito. Após 14 rodadas - com jogos e ida e volta - os quatro melhores vão às quartas de final.
O Bayern de Munique está no grupo F, ao lado de Real Madrid (10 vitórias e nenhuma derrota na temporada regular), Maccabi Tel-Aviv (8-2), CSKA Moscou (7-3), Galatasaray (6-4), Zalgiris Kaunas (5-5), Lokomotiv Kuban (6-4), e Partizan NIS (3-7).
Na chave E, estão o Olympiacos, que passou pela temporada regular invicto após 10 jogos, além de Fenerbahce (8-2), Barcelona (7-3), Emporio Armani (5-5), Laboral Kutxa (6-4), Unicaja Málaga (5-5), Anadolu Efes (4-6) e Panathinaikos (5-5).
A campanha surpreendente do Bayern de Munique é fruto de um pesado investimento para recuperar os anos de ouro da equipe bávara. Bicampeão nacional em 1955 e 1956, o clube estava no limbo até 2008, quando começou um projeto para revigorar a equipe de basquete.
Os resultados começaram a aparecer nas temporadas seguintes. De volta à primeira divisão em 2010-11, o Bayern chegou à semifinal da Bundesliga de 2012-13, o que garantiu à equipe a chance de - mesmo como convidada - fazer a estreia na Euroliga.
Para alcançar o grupo das 16 maiores equipes da Europa, o Bayern apostou em uma legião de estrangeiros. O técnico é o experiente sérvio Svetislav Pesic, campeão da Euroliga de 2003 com o Barcelona, e vencedor do Mundial de 2002 com a seleção da Iugoslávia.
Na quadra, a equipe titular é toda estrangeira: a armação fica a cargo do norte-americano Malcolm Delaney, quinto jogador com melhor índice de eficiência na temporada regular.
Os alas são o também norte-americano Bryce Taylor, o bósnio Nihad Dedovic - ex-Barcelona - e o sérvio Boris Savovic. O pivô titular é outro jogador do EUA, John Bryant, com experiência na NBDL, a liga de desenvolvimento da NBA.
Divulgação
Spanoulis, ex-NBA e hoje craque do Olympicacos bicampeão
Spanoulis, ex-NBA e hoje craque do Olympicacos bicampeão
Favorito - Atual bicampeão da Euroliga, o Olympiacos entra no top 16 como aposta certa para avançar às quartas de final. Na temporada regular, os gregos venceram as dez partidas disputadas, com média de 81,2 pontos marcados, a terceira maior do torneio.
Como destaques, a equipe tem o ala armador Vassilis Spanoulis, ex-Houston Rockets, e o armador Acie Law, 11o escolhido no draft da NBA de 2007, com passagens por Chicago Bulls, Atlanta Hawks e Golden State Warriors.
Jejum - A Champions League e a Euroliga têm uma característica comum em sua história: o Real Madrid. O clube espanhol é o maior vencedor de ambas as competições, mas há anos não consegue levantar a taça.
No futebol, são 9 títulos, o último deles em 2002; no basquete, o jejum é pior: 8 taças, mas a última delas na temporada 1994-95, e a penúltima em 1979-80.
Finalista na temporada 2012-13, o clube madrileno começou o torneio atual arrasador, com dez vitórias na primeira fase. Os destaques são o ala-pivô montenegrino Nikola Mirotic, jogador de maior eficiência da primeira fase, e o ala Rudy Fernández, que voltou ao clube definitivamente em 2012, após aventurar-se na NBA em Denver Nuggets e Portland Trail Blazers.
Divulgação/FC Barcelona
Huertas é um dos brasileiros no top 16 dp torneio
Huertas é um dos brasileiros no top 16 dp torneio
Brasil - As 16 equipes remanescentes da Euroliga têm dois brasileiros em seus elencos: Marcelinho Huertas, armador do Barcelona, e Rafael Hettscheimer, ala-pivô do Unicaja Málaga.
Na equipe catalã desde 2011, Huertas teve médias de 6,8 pontos e 3,7 assistências na temporada regular, jogando 21 minutos por partida. Hettscheimer, por sua vez, teve médias de 6,3 pontos e 2,6 rebotes por jogo, em 16 minutos.

Primeira rodada do top 16 da Euroliga:


Quinta-feira, 2/1
GRUPO E
Unicaja Málaga x Laboral Kutxa
Panathinaikos x Emporio Armani
Barcelona x Anadolu Efes
GRUPO FGalatasaray x Maccabi Tel Aviv
Partizan NIS x Real Madrid
Sexta-feira, 3/1
GRUPO EOlympiacos x Fenerbahce
GRUPO FLokomotiv Kuban x CSKA Moscou
Zalgiris Kaunas x Bayern de Munique

Share on Google Plus

About euogibi

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário